Caso tenha tido algum problema com uma entrega dos Correios, tais como: mercadoria extraviada, objeto não entregue, produto danificado, demora ou atraso na entrega, lançamento de status errado no rastreamento, etc, saiba nesta matéria como registrar uma reclamação contra os Correios. Há três formas de reclamar: por telefone, site ou através de uma agência dos Correios.
Dias atrás precisei abrir uma reclamação contra um PAC, pois no rastreamento dizia que o objetivo havia sido entregue, mas ele não foi. Os Correios demorou cerca de 19 dias para sanar o problema, felizmente a mercadoria foi encontrada e entregue no endereço do destinatário, mas se isso não tivesse acontecido, provavelmente, teria um reembolso insuficiente para pagar o valor do produto que foi extraviado.
Na maioria do país os Correios não prestam um serviço de qualidade. A empresa estatal quer ser serviço postal, banco (Banco Postal), prestador de serviço para a Receita Federal e até operadora de celular (Correios Celular), mas não consegue dar conta de sua função principal: que é entregar cartas e encomendas. Além disso, prestam um serviço extremamente caro e demorado.
COMO ABRIR UMA RECLAMAÇÃO CONTRA OS CORREIOS
Como mencionamos, há várias formas para abrir a reclamação, são elas:
- Pelo telefone: basta ligar no 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-725-7282 (demais localidades), este número atende de segunda a sexta-feira das 8 h às 20 h; no Sábado o atendimento é das 8 h às 14 e no Domingo não há expediente.
- Pelo site: www.correios.com.br no final da página clique em [Fale Conosco pelo Site – Manifestações pela Internet] daí é só descrever a reclamação colocando os dados da mercadoria e enviar a solicitação.
- Agências dos Correios – outra possível opção é procurar uma agência dos Correios.
Para o registro de uma reclamação você precisará das seguintes informações:
- Código de Rastreamento do objeto (se aplicável);
- Número do RG e CPF do remetente e do destinatário (ou CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica);
- 1 telefone de contato;
- Comprovante de Postagem (desejável);
- CEP de origem e destino da encomenda;
Após abrir a reclamação os Correios abrirão uma investigação interna e lhe darão um posicionamento. Em alguns casos você poderá conseguir um reembolso ou até mesmo uma indenização, dependendo do tipo de postagem.
Caso o objetivo tenha sido extraviado os Correios lhe reembolsará com base no custo do envio + valor declarado. Caso não tenha declarado o valor do objetivo e nem tenha feito seguro, terá que se contentar com a devolução apenas do valor da taxa de envio, infelizmente!