A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que visa a remoção do excesso de pele nas pálpebras, o que contribui para o rejuvenescimento facial, pois retira a aparência de cansaço, deixando a pessoa mais jovem. O que pouca gente sabe é que o procedimento pode não ser apenas estético, em alguns casos a correção pode ser necessária quando o excesso de pele está atrapalhando o campo de visão. O Sistema Único de Saúde (SUS) já realiza esse tipo de cirurgia gratuitamente, veja como obter.
A Blefaroplastia da pálpebra superior é mais fácil de se conseguir do que a da inferior (imagem: divulgação) |
Para que a Blefaroplastia seja realizada pelo SUS é necessário que a cirurgia não seja apenas para fins estéticos, a pessoa tem que dizer ao médico que o excesso de pele na região dos olhos está atrapalhando o campo de visão.
5 razões para remover o excesso de pele nas pálpebras:
- O excesso de pele atrapalha a visão
- O excesso de pele poderá aumentar a ocorrência de dores de cabeça
- A pessoa fica com uma aparência cansada e, normalmente, aparente ser muito mais velha do que realmente é;
- Dificuldade em usar lentes de contato;
- Dificuldade ou impedimento de usar maquiagem;
Além disso, há a questão do ego da pessoa, algumas pessoas podem desenvolver traumas e até depressão por insatisfação com a aparência. O sistema público não realiza cirurgias apenas com fins estéticos, mas pode realizar uma cirurgia plástica caso a correção seja necessária para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Além da Blefaroplastia o SUS também realiza cirurgias de aumento/redução de seios/glúteo, correção facial, remoção de verrugas, remoção de cicatrizes, tatuagens, dentre outros.
COMO CONSEGUIR A BLEFAROPLASTIA PELO SUS
O procedimento para conseguir a blefaroplastia depende de cada município, mas, geralmente, possui o mesmo passo a passo:
- O solicitante deverá passar em um clínico geral e pedir um encaminhamento para um especialista. O especialista é, normalmente, um Oftalmologista. É fundamental que o paciente diga ao médico que está tendo dificuldade de visão devido ao excesso de pele na região dos olhos.
- Caso o médico considere a sua solicitação válida, lhe dará um encaminhamento para a realização do procedimento estético gratuitamente pelo SUS.
A demanda por esse tipo de cirurgia tem aumentado bastante nos últimos meses, diante disso a maioria das pessoas precisam aguardar em uma fila de espera. Em média pode demorar até 8 meses até que a pessoa seja chamada.
Deixe uma resposta