A desativação de uma conta de motorista do UBER pode ser motivada por “n” motivos. A startup valoriza muito o feedback e a satisfação de seus usuários, além disso, preza para segurança e conforto de seus passageiros. Caso a sua conta de parceiro tenha sido desativado, saiba que, em alguns casos, é possível recuperar o acesso e, dessa forma, continuar a ganhar dinheiro trabalhando com o aplicativo de caronas remuneradas. Nossa primeira dica é: reporte exatamente o que aconteceu, assuma o erro, se for o caso, um funcionário do aplicativo poderá abrir uma exceção para que continue a usar o aplicativo por mais algumas corridas até recuperar a credibilidade (segunda chance).

O motivo que mais gera o desligamento dos motoristas é a baixa nota de avaliação. A empresa não admite que motoristas tenham rating (nota) abaixo de 4,6, se você está próximo dessa nota, pode ter certeza que seu desligamento será eminente se não melhorar a sua avaliação. Além disso, existem outras razões que podem implicar a suspensão de sua conta, são elas:
- Ter antecedentes criminais;
- Se envolver em briga;
- Portar armas de fogo (mesmo que tenha porte de arma não poderá dirigir armado em hipótese alguma, vários policiais já foram excluídos por esse motivo);
- Dirigir perigosamente;
- Falar mal da UBER para o passageiro ou nas redes sociais;
- Assediar o passageiro;
- Ter avaliação ruim no aplicativo;
- Cancelar corridas curtas;
- Cancelar muitas corridas em um curto período de tempo;
- Não realizar, no mínimo, uma viagem por mês nos últimos três meses;
- Fazer o trajeto mais longo;
- Ter outra pessoa dentro do veículo (exceto UberPool);
- Ter feedback (comentários) negativos dos passageiros;
- Deixar que terceiros dirijam com a sua conta;
- Agir com preconceito com algum passageiro;
- Não aceitar transportar usuários cegos com cão-guia;
COMO RECUPERAR CONTA NO UBER
Quando a UBER desativa uma conta de motorista ela emite um alerta pelo aplicativo e/ou envia um e-mail comunicando o ocorrido. Em alguns casos é possível descobrir o motivo da desativação, mais a maioria dos e-mails não deixam o motivo aparente, apenas comunicam que, através de uma decisão difícil, você teve que ser desligado.
Etapas para, tentar, reaver a conta:
- Responder o e-mail do UBER que informa o desligamento pedindo uma reconsideração;
- Enviar e-mail para [email protected] ou [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] ou a filial de seu estado;
- Procurar auxílio em um escritório regional da UBER, preferencialmente naquele que fez a ativação de seu cadastro;
- Registrar uma reclamação no site ReclameAqui;
Caso você queira contestar a desativação pode pedir uma revisão respondendo o e-mail que informa o cancelamento. Nossa dica é:
- Seja educado, por mais revoltado que você esteja com a desativação, mostre respeito, lembre-se de que o aplicativo precisa de pessoas psicologicamente saudáveis.
- Conte a sua história como motorista do UBER – Se há algo que possa lhe dar credibilidade, diga.
- Caso considere que um fato específico possa ter gerado a exclusão da sua conta – envie um pedido de reconsideração.
O e-mail será lido por um funcionário do UBER Brasil, em alguns casos você poderá receber uma resposta padrão ou então ter a conta reativada, é muito difícil prever o que vai acontecer.
Nossa segunda dica para reativar a conta do UBER é procurando o escritório local. A maioria das cidades onde o UBER funciona possui um escritório responsável, é nele que são feitas as orientações, credenciamentos e treinamentos de novos motoristas. Caso a sua cidade não possua uma unidade. No site parceirosbr.com é possível consultar a lista de escritórios locais da UBER BR. Lá você poderá falar com um especialista e, se for o caso, poderá obter ajuda sobre o processo de reativação ou então obter uma resposta definitiva sobre o motivo do descredenciamento.
Caso a reativação da conta não seja possível, tente se inscrever novamente em, no mínimo, 180 dias (seis meses). Nós não recomendamos que use o cadastro de outra pessoa, pois você poderá ser banido definitivamente do sistema.
No geral é muito difícil recuperar uma conta de motorista do UBER. A boa notícia é que, felizmente, existem concorrentes como Cabify, EasyGo, Televo, WillGo, etc, que estão chegando ao país.
Deixe uma resposta