Levar multa em um veículo não é agradável para ninguém, ainda mais quando não é a própria pessoa que estava dirigindo, ao receber uma multa em que não é possível identificar o condutor como: excesso de velocidade por exemplo ou rodízio a mesma é enviada para o dono do veículo, ficando na pontuação do carro, no entanto se não é o próprio que estava dirigindo deve-se realizar a transferência dos pontos para o real condutor do veículo, em carros de empresa o procedimento é o mesmo. É importante ficar atento ao prazo de transferência dos pontos que é enviado na carta de notificação do departamento de trânsito.
Multa por não identificação do condutor
Caso o dono do veículo não envie para o órgão de trânsito quem estava conduzindo o veículo, ele receberá uma outra multa por não identificação do condutor. O proprietário do veículo fica sendo responsável pela multa, caso o dono do veículo não tenha CNH os pontos ficam para o veículo.
O valor da multa por não identificação do condutor pode ser igual ao valor da infração cometida e maior caso existam mais multas não identificadas para o mesmo veículo no período de um ano.
Como identificar o condutor – Transferência de multa
A transferência deve ser feita no período estabelecido na notificação do órgão competente. É necessário apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do RG de quem está pedindo o recurso (proprietário do veículo)
- Cópia da CNH do condutor que cometeu a infração
- Comprovante de Residência do Infrator
- Notificação da multa
- Formulário contendo a assinatura do dono do veículo e infrator reconhecida em cartório.
Caso não seja possível a assinatura em cartório é necessário a presença do proprietário do veículo e pessoa que está reconhecendo a multa no Departamento de Trânsito da sua região.
Levar muitas multas de terceiros na CNH pode acabar com a pontuação da CNH do proprietário do veículo, por isso é importante que seja transferido a multa para o motorista infrator. Além disso é preciso tomar cuidado para quem você está emprestando o veículo, uma vez que se o mesmo não quiser assumir a multa ela fica para o dono do veículo. Para veículos em nome de empresa o procedimento é o mesmo.
Deixe uma resposta