Só em 2013 mais de 1,3 milhões de títulos de eleitor foram cancelados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) os motivos para o cancelamento são diversos, mas a maioria deles é por deixar de votar, não justificar. Se o seu título está nesta situação é bom regularizar o quanto antes, pois embora a maioria dos cidadãos tenha a ideia de que o título é usado apenas uma vez por ano, ele é necessário para a emissão de vários documentos como por exemplo: fazer matricula na faculdade, não pode tirar passaporte, carteira de trabalho, receber salário de função ou cargo público, entre outros prejuízos e transtornos que você pode acabar tendo por conta desta situação.
A boa notícia é que a regularização de um título de eleitor é bem simples e fácil de ser realizada. Se o eleitor não votou nem justificou deve pagar uma multa por cada turno, felizmente a multa é barata cerca de R$3,51 por turno ausente.
Para fazer a regularização você precisa dirigir-se a um Cartório Eleitoral da sua região com os seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto;
- Comprovante de Residência;
Caso seja aplicável multa, você deverá efetuar o pagamento por cada turno e preencher o formulário RAE (Requerimento do Alistamento Eleitoral).
A atualização da situação eleitoral acontece assim que o Banco de Dados da Justiça Eleitoral é atualizado, o que pode levar algum tempo para acontecer. No momento da regularização é informada a data que o Título de Eleitor já estará regularizado no sistema do TSE.
Consulta situação de Título de Eleitor
Para consultar se seu título está regularizado é muito simples, acesse a Página de Consulta de Títulos do TSE, informe o número completo do seu título de eleitor e sua data de nascimento, será gerado um comprovante de situação eleitoral. Se preferir consulte apenas pelo nome e data de nascimento aqui.
Deixe uma resposta