Hoje em dia a maioria dos pais tem feito o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos filhos ainda bebê. O documento é importante e pode ser feito desde o primeiro dia de vida, inclusive ele pode ser feito antes mesmo de fazer o RG (Registro Geral) da criança. Com o CPF você conseguirá fazer o cartão do SUS para a criança, abrir conta em banco (Poupança ou Conta Corrente). Fazer o documento é fácil e custa apenas R$5,50.
Documentos necessários
- Certidão de Nascimento da Criança;
- Documento de Identificação Oficial com foto (RG, CNH) do responsável;
- Endereço completo da residência da criança;
- Caso não seja um dos pais que estejam fazendo o CPF será necessário também apresentar documento que comprove a titula da criança.
Preciso levar a criança?
Não, a presença é necessária de apenas um dos responsáveis.
Onde fazer
O CPF pode ser feito em uma Agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou em uma agência dos Correios. É necessário preencher uma ficha com dados básicos, será entregue o protocolo de inscrição no CPF, com ele você consegue efetuar a consulta do número do documento através da internet. O número é gerado em no máximo 2 dias após solicitação, em alguns casos o número pode ser gerado na hora.
Consultar andamento de pedido e impressão do CPF
É necessário que você preencha os dados conforme descritos no protocolo de solicitação do CPF entregue no momento da solicitação do CPF da criança. Se o número do CPF já estiver pronto você poderá realizar a impressão do documento.
A Receita Federal não emite mais os cartões de plásticos, agora o CPF deve ser impresso diretamente pela internet, a veracidade do documento poderá ser consultada a qualquer momento na página da RFB.
Agora que você já apreendeu como fazer o CPF do seu filho poderá abrir uma conta corrente ou poupança para ele em qualquer banco. É importante que os pais se preocupem com isso, pois guardando bem pouquinho por mês é possível planejar um futuro melhor para ele.
Deixe uma resposta