O consumo do abacate diminuiu muito por conta da sua fama de ser um alimento que engorda. Mas você sabia que ele pode ajudar a manter uma saúde mais equilibrada? A fruta é rica em proteínas vegetais e gordura boa. Pelo fato de ser altamente calórico ele é ignorado por muitas pessoas que temem o sobrepeso, porém se consumido de forma moderada ele pode até ajudar a emagrecer, já que ajuda com a sensação de saciedade e também a regular o funcionamento do intestino. Muitos atletas costumam consumir bastante está fruta pois ela tem um baixíssimo teor de carboidrato, sendo rico em gordura vegetal e gordura de boa qualidade, podendo ser incluída na alimentação de qualquer pessoa que não seja excessivamente sedentária.

O abacate é muito calórico, cada 100 gramas da fruta tem aproximadamente 160 calorias, o que é equivalente a um pão francês, porém seu nível de saciedade é muito alto, podendo ajudar a manter os níveis energéticos que o corpo precisa, principalmente para quem faz academia ou praticam algum esporte. A fruta é rica em proteína vegetal que pode ajudar a regular o intestino.
Abacate x Carne
Você sabia que pela quantidade de gordura e por conta do mesmo valor nutritivo, o Abacate pode inclusive substituir a Carnê? Pois bem, essa é uma dica para aquelas pessoas que são vegetarianas ou não gostam de consumir carne.
Melhor forma de consumi-lo
O abacate pode ser consumido de várias formas. No Brasil ele é consumido principalmente com açúcar, porém se você quiser deixá-lo ainda mais saudável pode trocar a açúcar pela iogurte light, leite desnatado, adoçante ou granola. Dessa forma você estará fazendo uma combinação mais saudável e natural.
Quantidade
Muita gente acaba consumindo um abacate de uma só vez para não perdê-lo, mas o que pouca gente sabe é que é possível manter a fruta por mais tempo depois de cortada se você mantê-la com o caroço, isso retarda a oxidação.
Pele e Cabelos
No abacate há uma relevante quantidade de betassitoesterol que é uma substância anti-inflamatória e também poderosos antioxidantes (vitamina A e E) que acabam inibindo a inflamação das células, dessa forma é possível ter uma pele mais bonita e saudável, uma vez que suas substâncias combatem a acne, rugas e a celulite. Já existem no mercado diversos produtos cosméticos a base de abacate. Depois que eu comecei a fazer o consumo regular do abacate pude perceber uma grande melhora no cabelo, pois ele ficou mais macio e brilhante.
Engordar
Quem precisa engordar, pode incluir o abacate na alimentação, no entanto é preciso não exagerar na quantidade, variando sempre os alimentos para não enjoar.
Emagrecimento
Parece controverso falar de uma fruta tão calórica e dizer que ela pode ajudar a emagrecer. É o que diz um estudo do Centro de Nutrição Humana da Califórnia, nos Estados Unidos. O abacate tem um poder de saciar e ao mesmo tempo regularizar o intestino. O betassitoesterol junto com as outras substâncias da fruta reduzem o colesterol ruim sem prejudicar o bom.
Afinal o abacate engorda ou emagrece? Tudo depende da quantidade que o alimento é consumido, podendo ser utilizado para as duas coisas.
É importante salientar que o abacate não deve ser consumido em excesso, pois tudo que é demais é prejudicial a nossa saúde. Essa foi apenas uma dica do Blog para esclarecer que ele não é um vilão na nossa alimentação. Eu não costumo consumir carne, por essa razão eu inclui o abacate na minha dieta.
Deixe uma resposta