O RG (Registro Geral) é um documento de identificação brasileiro muito utilizado em nosso dia a dia, pois ele possui além da numeração a foto que permite a identificação do cidadão. No post de hoje você confere como solicitar o documento para os filhos menores de 18 anos. É recomendado que os pais solicitem para não ter que ficar andando com a Certidão de Nascimento, além disso em viagens para países do Mercosul (que não exigem passaporte) é obrigatório que a criança tenha o documento com foto para identificação da criança.
Cédulas de Identidade (RG) |
A primeira via do documento é gratuita em todos os estados brasileiros.
Onde tirar
- Estado de São Paulo: Poupatempo ou delegacias da Secretária de Segurança Pública (SSP);
- Estado do Rio de Janeiro: Detran RJ ou Instituto Félix Pacheco (IFP);
- Estado de Minas Gerais: Posto de Identificação da Polícia Civil ou Unidade de Atendimento Integrado (UIA);
- Demais estados: procure a Secretária de Segurança Pública (SSP) para mais informações (procure na internet o site da SSP do seu estado);
Custo
A primeira via do documento é gratuita, já a segunda via conforme o estado de residência da criança, no estado de São Paulo são R$27,66. Também é possível fazer uma “Declaração de Pobreza”, neste caso você não paga nada caso declare que não tem condições financeiras para pagar pelo documento, essa declaração está disponível nos próprios locais onde o documento é emitido.
Documentos
Para agilizar o atendimento apresentar os documentos originais abaixo e uma cópia simples:
- Documento de Identificação do responsável (RG, CNH ou Passaporte);
- 2 fotos 3×4 da criança, sem data e com fundo branco (alguns estados emitem o RG digitalizado, neste caso será necessário tirar a foto da criança na hora);
- Certidão de Nascimento ou Casamento do responsável legal;
- Certidão de Nascimento da Criança;
Como tirar a foto
Tirar o RG de crianças ou recém-nascidos da muito trabalho, principalmente na hora de tirar a foto. Antigamente era possível tirar a foto em casa ou em algum estúdio e já levar impressa para ser utilizada no documento, no entanto, hoje em muitos estados já não é mais possível, pois a foto do RG é digitalizada, sendo necessário tirar na hora. Essa é a pior parte, porque muitas crianças começam a chorar, porém nada que um pouco de paciência e persistência não resolva.
Como tirar o documento
Um dos pais ou responsáveis deve comparecer a um endereço responsável pela emissão do RG no seu município com a documentação acima. É necessário levar a criança para colher as digitais. Se você for tirar o documento no Poupatempo do Estado de São Paulo será necessário fazer o agendamento pela internet através do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo ou disque Poupatempo.
Dúvidas Frequentes
Abaixo confira as principais dúvidas enviadas pelos leitores do blog:
Preciso levar a criança?
Sim, para a emissão do RG (Registro Geral) é necessário colher as digitais de todos os dedos da criança. Além disso alguns estados também emitem o documento com a foto digitalizada, sendo necessário tirá-la na hora.
RG tem validade?
Não necessariamente, porém recomenda-se que a segunda via seja tirada sempre que houver grandes mudanças na fisionomia da criança. Não dá pra querer que alguém identifique um adolescente ou adulto com a foto do RG de criança. Para viajar para os países do Mercosul (que não exigem passaporte) o documento deve ser emitido há menos de dez anos para ser considerado válido.
O número do RG muda caso solicite uma segunda via?
Não, o número é o mesmo durante toda a vida.
O RG pode ser plastificado?
O modelo novo não permite a plastificação;
Acima você conferiu o procedimento para solicitar o RG para seu filho menor de 18 anos. Esperamos que as informações tenham sido úteis, caso você tenha alguma dúvida ou comentário, deixe sua resposta abaixo.
Agora que você já conferiu como tirar o RG do seu filho, veja aqui como tirar o CPF.
Deixe uma resposta