Quem não tem plano de saúde depende do SUS para consultar com um médico. Caso queira realizar uma Cirurgia Plástica, saiba que não é impossível conseguir um procedimento gratuitamente pelo SUS, caso a cirurgia não seja de fim exclusivamente estético, o paciente poderá conseguir um encaminhamento pela rede pública de saúde, mas o procedimento é demorado.
Caso você chegue a um médico da rede pública e diga que deseja fazer uma cirurgia plástica para tirar as rugas é provável que ele vá “zombar” da sua cara, infelizmente! Mas caso você diga – por exemplo – que deseja retirar o excesso de pele das pálpebras pois isso está atrapalhando para enxergar e/ou está gerando desconforto na região dos olhos, é provável que consiga uma blefaroplastia caso o oftalmologista reconheça o problema.
Caso tenha os seios muito grande, isso poderá estar lhe gerando dor na coluna.
Se tiver o rosto deformado ou com alguma imperfeição, é evidente que a cirurgia não é apenas para fins estéticos, trata-se de uma cirurgia corretiva e que, portanto, pode ser realizada pelo SUS.
Possui alguma deformação? A sua aparência faz com que sofra bullying? A cirurgia servirá para corrigir alguma anomalia física? Caso tenha respondido sim para uma dessas três perguntas é provável que consiga realizar o procedimento pelo SUS, mas terá que ter muita paciência pois a trajetória não é fácil.
Cirurgias plásticas mais comuns realizadas pela rede pública:
- Abdominoplastia – caso tenha feito cirurgia bariátrica
- Rinoplastia – apenas casos extremos
- Blefaroplastia – cirurgia das pálpebras (caso o excesso de pele atrapalhe a visão)
- Deformações e queimaduras (pode incluir a remoção de tatuagem em alguns casos)
- Aumento e/ou Redução de Seios – se constatada a necessidade pelo médico responsável (exemplo: problema na coluna ou que gere transtorno psicológico para o paciente)
- Ginecomastia
Para conseguir uma plástica pelo SUS o paciente precisa pedir um encaminhamento a um médico especialista. Por exemplo: se a cirurgia plástica é necessária para corrigir um problema na coluna (redução de seios, por exemplo) consulte um Ortopedista. Caso plástica seja para remover o excesso de pele nas pálpebras, consulte um Oftalmologista, e assim por diante.
Deixe uma resposta