Prazo de entrega do resultado:
- Carta – Os Correios podem demorar até 30 dias corridos para entregar a correspondência com o resultado, esse prazo varia de acordo com a região que a pessoa mora e pode sofrer atraso devido a fatores externos (greve dos Correios, por exemplo).
- Internet – O resultado está disponível imediatamente após as 21h do dia em que a perícia foi realizada. De maneira geral o médico faz a análise no momento da perícia e lança o resultado no sistema, mas o INSS só libera a visualização após às 21h para garantir a segurança do médico-perito.
COMO CONSULTAR RESULTADO DE PERÍCIA DO INSS
O resultado pode ser acessado pelo site www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER, lá basta informar o número do benefício ou do requerimento. Por questões de segurança o portal do DataPrev também exige o nome completo, CPF e a data de nascimento do segurado.
O resultado obtido pela internet é, exatamente, o mesmo que é enviado por correspondência. A diferença é que a versão online pode ser acessada no mesmo dia e a carta dos correios pode demorar até 30 dias dependendo da região que o segurado mora.
Resultado é liberado em PDF – O resultado é liberado no formato PDF, é necessário que o segurado tenha um leitor de PDF instalado no computador, a maioria dos browsers modernos já contam com esse recurso. A Previdência Social recomenda que o acesso seja feito via computador pois o download do PDF pode não funcionar em smartphones, além disso, o site do INSS não é adaptado para celulares e tablets, o que pode criar dificuldade.
Em caso de indeferimento de pedido o segurado pode entrar com recurso para a realização de uma nova perícia em até 30 dias corridos – prazo que começa a contar a partir da data do recebimento do resultado – seja ele online ou por correspondência (o que ocorrer primeiro).
Deixe uma resposta