Muita gente ainda está acostumado a fazer crediário – popularmente conhecido como carnê – nesta semana recebemos uma dúvida que nos chamou a atenção, fomos através da resposta. A dúvida é a seguinte: “Minha mãe tem 94 anos, ela pode abrir um crediário? Existe limite de idade para a contratação desse tipo de financiamento?”, o autor (a) do comentário infelizmente não se identificou, mas fomos através da resposta junto aos principais varejistas do país que ainda possuem o crediário como forma de pagamento.
Depende! De todas as lojas pesquisas (Casas Bahia, Havan, Colombo, Marabraz, Torra Torra e Novo Mundo), nenhuma delas disse que existe limite de idade para abrir um crediário.
Segundo um funcionário que trabalha no setor de crediário das Casas Bahia, a idade não é levada em conta para a concessão de crédito, a pessoa só precisa ser maior de 18 anos para ser considerada apta a contrair crédito.
A expectativa de vida vem aumentando cada vez mais. Por mais que uma pessoa tenha, por exemplo, 99 anos, não há como prever se ela morrerá antes de quitar o empréstimo, assim como não há como prever se um jovem de 19 anos estará vivo até a quitação do carnê. Além disso, a maioria das lojas estão oferecendo um seguro opcional que faz a quitação da compra em caso de morte ou invalidez permanente do consumidor.
Requisitos:
- Ter, no mínimo, 18 anos;
- Ser consciente – se a pessoa tiver algum problema psicológico o crédito poderá ser recusado, pois a pessoa não é consciente dos seus atos e, portanto, não é elegível para contratar produtos e serviços financeiros (apenas o tutor pode fazer isso).
Deixe uma resposta