Há meses o Oficial Blog está alertando os consumidores sobre a existência de um golpe em aeroportos. Infelizmente ele continua existindo até hoje, nos aeroportos e locais de passagem é comum que editoras de revistas coloquem vendedores para oferecer assinatura de revistas, o problema é que muitos vendedores mentem para o consumidor, alguns dizem que a assinatura será gratuita e que o cliente só pagará pelo envio; há empresas que até “dão” uma mala de brinde. Neste artigo explicaremos quais são as técnicas utilizadas por essas empresas, para que você não caia no golpe.

Infelizmente os órgão públicos já estão cansados de ver esse tipo de reclamação, ninguém faz nada contra essas editoras, basta ver o grande número de reclamações registradas no site Reclame Aqui, procure por “Editoral Tal aeroporto” e você verá uma enorme quantidade de reclamações relatando o golpe.
É comum que os vendedores utilizem o nome de companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito e bandeiras. A conversa é quase sempre a mesma:
– Olá senhor (a), qual o cartão que você possui?
– Possuo MasterCard
– Parabéns! A bandeira está dando um ano de assinatura grátis de revista e uma mala de graça para estimular a leitura, para requerer o prêmio só preciso do seu cartão.
Segunda técnica:
– Olá senhor (a), qual é a companhia aérea que está viajando?
– Companhia “X”
– Parabéns, a Companhia “X” está dando uma assinatura de revista aos seus passageiros, você só paga pelo envio.
Alguns vendedores também se passam por universitários para vender a “suposta” assinatura gratuita.
Horas depois de conceder as informações do cartão de crédito o consumidor se depara com uma compra altíssima no cartão de crédito parcelada em 12x sem juros, é o valor integral de 1 ano de assinatura de revista. As empresas colocam funcionários estrategicamente em aeroportos pois sabem que o consumidor não terá como voltar ao aeroporto para reclamar, já que o local é de passagem e, normalmente, fica dentro da área de embarque.
Evite que outras pessoas caiam nesse golpe, oriente seus familiares a tomar cuidado nos aeroportos.
Deixe uma resposta